Partnering in Business with Germany

O programa Partnering in Business with Germany tem como finalidade promover negócios e parcerias entre empresas brasileiras e alemãs por meio de um programa de imersão na Alemanha.

 

Ele é oriundo da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e o Ministério para Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha; e realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a GIZ (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – Agência alemã para Cooperação Internacional).

 

O que é oferecido

O programa envolve treinamentos prévios (um presencial, de dois dias, em São Paulo, e diversos online) em grupo e individuais; e uma missão com o grupo de gestores das empresas selecionadas por 3 semanas na Alemanha para participação em visitas, reuniões de negócios e sessões de treinamento (em inglês).

 

O governo alemão assume as despesas com estadia, deslocamento interno, hospedagem e seguro saúde, cabendo aos participantes das empresas arcarem com seus gastos de transporte aéreo internacional.  

 

Após o programa, as empresas são monitoradas por 5 meses, seguido de um evento de networking entre o grupo.

 

Público-alvo

O público-alvo são empresas brasileiras com CNPJ ativo, de pequeno ou médio porte; que contem com, no mínimo, 10 funcionários; e tenham um faturamento a partir de R$ 4 milhões no último ano.

 

Os representantes das empresas deverão ser, em geral, proprietários, diretores-gerais ou gerentes seniores, bem como alto-executivos, seus substitutos ou chefes dos departamentos de comércio exterior, vendas ou compras. Os representantes devem possuir poder de decisão e de negociação na empresa.

 

As empresas devem ser produtoras de soluções verdes e sustentáveis para indústrias e/ou de soluções de eficiência energética. Elas devem ser proprietárias das marcas que produzem e deter potencial para o comércio exterior com a Alemanha ou já atuar internacionalmente, bem como devem demonstrar um interesse concreto em cooperar com pequenas e médias empresas alemãs. Adicionalmente, produtores que precisam de soluções sustentáveis são também elegíveis ao programa.

 

Serviços oferecidos

Os serviços estão divididos nas seguintes fases:

Fase nacional - Preparação para a ação

    ●   Recepção online pelos Centros de Desenvolvimento de Negócios da Alemanha (German Business Development Centers - BDC), contratados pela GIZ;
    ●   Workshop introdutório presencial, em São Paulo, de dois dias, conduzido por especialistas dos BDC;
    ●   Preparação digital via plataforma PG durante 6 semanas (aproximadamente 3 horas por semana):
         ◦   Atividades individuais em projetos de cooperação dos participantes
         ◦   Módulos de treinamento com suporte e tutoria
         ◦   Preparação para a estadia na Alemanha: consolidação do conhecimento dos participantes e das agendas personalizadas com empresas alemãs (B2B)
    ●   Primeiros contatos das empresas brasileiras com as empresas alemãs iniciados pelas próprias empresas com o apoio dos tutores do BDC.

 

Fase internacional - Estadia na Alemanha

    ●   Estadia de três semanas na Alemanha para conhecimento da economia alemã, ampliação de conhecimentos e estabelecimento de contatos diretos com empresas alemãs.
       ◦   As semanas serão organizadas de maneira personalizada para as empresas selecionadas, com atividades em grupo e atividades individuais para parcerias entre empresas brasileiras e alemãs.
       ◦   A terceira semana da imersão na Alemanha incluirá a visita à Feira de Hannover 2026, na qual o Brasil será país parceiro da feira.
    ●   Reuniões individuais com potenciais novos parceiros de negócios.
    ●   Programações diárias de treinamentos práticos e visitas técnicas a empresas e feiras comerciais (a serem definidas após seleção do grupo), perfazendo 10 a 12 visitas técnicas
    ●   Sessões de avaliação sobre as atividades do programa.
    ●   Evento de encerramento, avaliação final do programa e entrega de certificados.

 

Fase nacional – Pós-evento

    ●   Avaliação do programa após quatro meses de sua conclusão e entrevistas telefônicas e/ou virtuais a serem realizadas cinco meses de sua conclusão (término da estadia na Alemanha).
    ●   Eventos de networking no Brasil para os participantes do projeto em até 12 meses do fim da estadia na Alemanha

 

-----------------------------------------------------------------------------

 

Confira mais informações no regulamento de participação!


Regulamento de Participação
Atenção!
Concordo que os dados pessoais inseridos sejam tratados segundo a LGPD, conforme informado neste link. *
Eu aceito os Termos e Condições *

Processando